CURSOS DA CLÍNICA INTEGRADA FONOAPRENDIZAGEM

Nossos cursos direcionados a professores, educadores, psicopedagogos e profissionais envolvidos com o processo Ensino-Aprendizagem podem ser ministrados tanto in company (nas escolas) como na Clínica.
Recomendamos o número mínimo de 10 participantes na aquisição do curso.
Caso tenha interesse em algum curso preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.


OBJETIVOS: Discutir e identificar os desafios atuais sobre a Inclusão Escolar; Compreender a Educação Inclusiva: quais dificuldades são inclusivas e quais adaptativas; Adaptar a prática em sala de aula: os processos pedagógicos e educacionais dentro do âmbito escolar.

PÚBLICO ALVO: Professor, educador, psicopedagogo e profissionais envolvidos com o processo Ensino-Aprendizagem.

DURAÇÃO: Carga horária total: 35 horas.

FREQUÊNCIA: Aulas uma vez por mês.

PROGRAMA:

  • Módulo I:
            - Bases Funcionais do Neurodesenvolvimento;
            - Atenção, Memória e Funções Executivas.

  • Módulo II:
            - Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Asperger;
            - Práticas Pedagógicas

  • Módulo III:
            - Transtorno do Espectro Autista (TEA);
            - Práticas Pedagógicas

  • Módulo IV:
            - Síndrome de Down;
            - Práticas Pedagógicas

  • Módulo V:
            - Avaliação Neuropsicológica: Abordagem sob a visão da Linguagem Oral e Gráfica.

  • Módulo VI:
            - TDA(H) e Dislexia;
            - Práticas Pedagógicas.

  • Módulo VII:
            - Práticas Inclusivas: Inclusão X Exclusão Escolar;
            - A Era digital: ônus e bônus para a Educação.

MATERIAL:

  • Todos os módulos serão acompanhados de material didático impresso e entregue aos participantes no dia da aula.
  • Coffee break
curso

OBJETIVOS: Apresentar, reconhecer e analisar os processos cognitivos e neurológicos relacionados ao Ensino- Aprendizagem;
Discutir e refletir sobre os distúrbios e alterações relacionadas ao âmbito escolar, numa perspectiva atual da Neurociência.

PÚBLICO ALVO: Professor, educador, psicopedagogo e profissionais envolvidos com o processo Ensino-Aprendizagem.

DURAÇÃO: Carga horária total: 35 horas.

FREQUÊNCIA: Aulas uma vez por mês.

PROGRAMA:

  • Módulo I:
            - O Sistema Nervoso Central e suas funções.

  • Módulo II:
            - Processos Atencionais e Memória.

  • Módulo III:
            - Transtornos específicos da Aprendizagem.

  • Módulo IV:
            - Transtorno do Déficit de Atenção I: Avaliação.

  • Módulo V:
            - Transtorno do Déficit de Atenção II: Diagnóstico e tratamento.

  • Módulo VI:
            - Avaliação Multidisclipinar: diagnóstico diferencial.

  • Módulo VII:
            - Estratégias em sala de aula: o manejo das patologias na Escola.

MATERIAL:

  • Todos os módulos serão acompanhados de material didático impresso e entregue aos participantes no dia da aula.
  • Coffee break
curso

OBJETIVOS: Reconhecer e analisar os processos cognitivos e neurológicos relacionados ao Ensino- Aprendizagem, numa perspectiva atual da Neurociência.
Discutir e refletir sobre os distúrbios de Aprendizagem e as possíveis intervenções dentro do âmbito escolar.

PÚBLICO ALVO: Professor, educador, psicopedagogo e profissionais envolvidos com o processo Ensino-Aprendizagem.

DURAÇÃO: Carga horária total: 35 horas.

FREQUÊNCIA: Aulas uma vez por mês.

PROGRAMA:

  • Módulo I:
            - Leitura e Escrita I: Construção da Leitura e Escrita e interface com o Sistema Nervoso Central.

  • Módulo II:
            - Alfabetização I: Processos e pré-requisitos.

  • Módulo III:
            - Alfabetização II: Consciência Fonológica e atividades práticas.

  • Módulo IV:
            - Leitura e Escrita II: Processos Leitores: Alterações e a Intervenção escolar.

  • Módulo V:
            - Processamento Auditivo: exame, alterações e condutas em sala de aula.

  • Módulo VI:
            - Autismo I: Um mundo de singularidades.

  • Módulo VII:
            - Autismo II: Estratégias em sala de aula e adaptações curriculares.

MATERIAL:

  • Todos os módulos serão acompanhados de material didático impresso e entregue aos participantes no dia da aula.
  • Coffee break
curso

Para receber mais informações

Preencha os dados abaixo e entraremos em contato:

* Essa informação é necessária.

“20% da população escolar apresenta dificuldades de leitura suficientemente severas para destruir o entretenimento e o prazer que a leitura pode proporcionar.”