DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Quadro muito heterogêneo, manifestando-se desde os primeiros anos de vida pelo comprometimento da Linguagem Oral.

O primeiro profissional eleito para reabilitar crianças com Distúrbios de Aprendizagem será o fonoaudiólogo por abordar a Linguagem como meio principal de adquirir e ampliar conhecimentos.

As seguintes características poderão ser observadas e combinadas das mais diversas formas:

  • Atraso de fala e de Linguagem;
  • Trocas e omissões fonêmicas;
  • Confusões temporais e espaciais;
  • Lentidão na construção do esquema corporal e lateralidade;
  • Maior tempo para aprender cores;
  • Déficit nas habilidades fonológicas (dificuldade com rimas);
  • Alterações no uso e na percepção do espaço gráfico;
  • Déficit para automatizar sequências;
  • Déficit no processamento da Linguagem Escrita: dificuldade nacorrespondência fonema/grafema, alterações no ritmo e na compreensão de leitura e para aprodução de textos;
  • Alteração de atenção, memória, inferência, dedução e abstração.

ATRAVÉS DO APRENDIZADO, PODEMOS CONSTRUIR PONTES, ATALHOS E RECONFIGURAR NOSSO CÉREBRO.

A Fonoaudiologia pode atuar como facilitadora de todo processo de Aprendizagem, minimizando as dificuldades e maximizando os potenciais de cada aprendiz.