DISLEXIA

" Transtorno específico no aprendizado da Leitura, com rendimento escolar inferior ao esperado para a idade cronológica, em relação ao potencial intelectual e à escolaridade do indivíduo."

American Psychiatric Association

Características:

  • Inteligência normal;
  • Alterações de Linguagem anterior podem ou não estar presente em nível fonológico;
  • Habilidades semântica e pragmática preservadas;
  • Aprendizes com Dislexia apresentam alterações em diferentes níveis de Processamento.

Processar

Como o cérebro recebe, armazena, recupera e expressa informações.

Processamento Visual:
Perceber diferenças entre osobjetos, lembrar detalhes visuais, distinguir partes de um todo, lembrar de características gerais.
Alterações paraescrever e visualizar as letras e/ou números.

Processamento Sequencial:
Sequencializar pensamentos e ações.
Alterações com a organização geral, com a memória de curto e longoprazo para detalhes, para sequencializar letras e palavras.

ProcessamentoFonológico:
Rapidez e precisão no acesso ao léxico mental, memória de trabalho fonológica, tarefas que avaliem a consciência da estrutura sonora das palavras (Consciência fonológica).
Alterações para recuperar a representação fonológica da palavra,para nomear e repetir palavras, para processar sentenças coordenadas.Extensas dificuldades para decodificar palavras novas/não familiares: análise fonológica explícita.
Crianças pequenas apresentam importantes dificuldades com a identificação e formulação de rimas.


A Fonoaudiologia é a ciência que poderá tratar as dificuldades de base relacionadas à dislexia. Sejam quais forem as limitações no processo de aprendizagem, a intervenção terapêutica sempre se fará necessária.

A realidade educacional e clínica próximas favorecerão a melhora na qualidade de vida e de aprendizagem na trajetória escolar das crianças disléxicas.

A Fonoaudiologia pode atuar como facilitadora de todo processo de Aprendizagem, minimizando as dificuldades e maximizando os potenciais de cada aprendiz.