LINGUAGEM

" ... faculdade que define por excelência o ser humano. Assim, a Linguagem não é considerada um mero instrumento da comunicação, mas o que estrutura o indivíduo da espécie em sua condição de sujeito..."

"... o sujeito se torna ativo ao estar presente no que diz. Desta forma, a Língua é mais do que um instrumento do pensamento, é o lugar onde o sujeito habita, pois o homem está todo ali..."

Groisman e Jerusalinsky, 1988

A conquista da Linguagem manifesta capacidades comunicativas, sociais, afetivas e intelectuais significativamente evoluídas e complexas.
A Linguagem Oral é formada por um conjunto de símbolos que nos permite:ampliar relacionamentos, expressar ideias, conceitos e sentimentos.
A Linguagem inicia-se desde o choro do bebê, seguindo com os balbucios, ampliando-se com as primeiras palavras (entre 10 e 14 meses) e aprimorando-se por toda a vida.
Tão importante quanto a Fala (aquisição do Quadro Fonético-Fonológico) é a intenção comunicativa, a forma e o desejo para a comunicação.
A Linguagem é um amplo processo que engloba a aquisição da Fala.


O que pode causar o atraso de Linguagem?

1. Modelo incorreto de fala:

  • padrão infantilizado;
  • padrão adulto.

2. Ambiente desfavorável:

  • adultos fazem pela criança;
  • adultos falam pela criança;
  • super estimulação;
  • falta de estímulos.

3. Presença de patologias:

  • Deficiência auditiva;
  • Deficiência mental;
  • Autismo;
  • Casos psiquiátricos.

Facilitadores para aquisição da Fala e Linguagem:

  • Falar pausadamente;
  • Explorar as situações diárias;
  • Narrar os acontecimentos do dia a dia;
  • Nomear corretamente os utensílios mais usados pela criança;
  • Frases simples e diretas para indicar ordens, comandos e atividades.


Aquisição Fonética:

Idade Fonemas adquiridos
18 Meses B, M
2 Anos P, T, D, N
2 Anos e meio K, G, NH
3 Anos F, V, S, Z
3 Anos e meio X (ch), J
4 Anos L, LH, R, RR,
Arquifonema {R} e {S}
Grupos consonantais /R/ e /L/
5 Anos Aquisição completa

A Fonoaudiologia pode atuar como facilitadora de todo processo de Aprendizagem, minimizando as dificuldades e maximizando os potenciais de cada aprendiz.