NOSSAS PALESTRAS E WORKSHOPS

Nossas Palestras e workshops com temas relacionados a Fono Aprendizagem são direcionadas a públicos distintos.
As palestras e workshops poderão ser adquiridos para um número mínimo de 8 a 10 participantes.
Caso tenha interesse preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com mais informações.


Palestras orientadas a Pais:

CONTEÚDO:

  • O desenvolvimento da Linguagem;
  • Aquisição do código fonêmico;
  • Linguagem X Fala;
  • O que pode causar o atraso de Linguagem?
  • Relação da Linguagem com o Sistema Nervos Central: estratégias e estruturas envolvidas.

PÚBLICO ALVO: Pais e responsáveis por alunos da Educação Infantil.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Recomendamos o mínimo de dez(10) participantes.

DATA e LOCAL: O encontro acontecerá no estabelecimento de ensino em data de comum acordo;

DURAÇÃO: A atividade tem duração de 2 horas.

palestras

O Momento de Intervir

CONTEÚDO:

  • Breve noção sobre o Sistema Estomatognático;
  • Função X Forma;
  • Chupeta, sucção digital, mamadeira e onicofagia;
  • Amamentação e Alimentação;
  • A Síndrome do Respirador Bucal.

PÚBLICO ALVO: Pais e responsáveis por alunos da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I, Orientadores e Educadores.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Recomendamos o mínimo de dez(10) participantes.

DATA e LOCAL: O encontro acontecerá no estabelecimento de ensino em data de comum acordo;

DURAÇÃO: A atividade tem duração de 2 horas.

palestras

Uma questão a ser explicada pelos Processos Atencionais e pela Memória

CONTEÚDO:

  • Breve noção sobre os Processos Atencionais;
  • Breve noção sobre Memória e suas funções ;
  • Lição de casa: Por que fazer?
  • Considerações sobre Aprendizagem e Déficit de Atenção.

PÚBLICO ALVO: Pais e responsáveis por alunos do Fundamental I e II.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Recomendamos o mínimo de dez(10) participantes.

DATA e LOCAL: O encontro acontecerá no estabelecimento de ensino em data de comum acordo;

DURAÇÃO: A atividade tem duração de 2 horas.

palestras

Palestras orientadas a Profissionais de Educação:

CONTEÚDO:

  • O desenvolvimento da Linguagem;
  • Breve noção sobre Fonologia, Semântica, Sintaxe e Pragmática;
  • Aquisição do código fonêmico;
  • Linguagem X Fala;
  • Consciência Fonológica;
  • O que pode causar o atraso de Linguagem?
  • Relação da Linguagem com o Sistema Nervos Central.

PÚBLICO ALVO: Orientadores, educadores da Educação Infantil, Ensino Fundamental I e Áreas Complementares.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Recomendamos o mínimo de dez(10) participantes.

DATA e LOCAL: O encontro acontecerá no estabelecimento de ensino, em data de comum acordo e em períodos que não atrapalhem o andamento das aulas.

DURAÇÃO: A atividade tem duração de 4 horas, com pausa para Coffee Break.

palestras

CONTEÚDO:

  • Breve noção sobre anatomia e fisiologia vocal;
  • A voz do profissional;
  • O uso da voz em sala de aula;
  • O abuso e o cansaço vocal ao final do dia;
  • Rouquidão – como ela surge e como tentar evitá-la;
  • Higiene vocal – um novo hábito.

PÚBLICO ALVO: Orientadores, educadores da Educação Infantil e de Áreas Complementares.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Recomendamos o mínimo de dez(10) participantes.

DATA e LOCAL: O encontro acontecerá no estabelecimento de ensino, em data de comum acordo e em períodos que não atrapalhem o andamento das aulas.

DURAÇÃO: A atividade tem duração de 4 horas, com pausa para Coffee Break.

palestras

Uma questão a ser explicada pelos Processos Atencionais e pela Memória

CONTEÚDO:

  • Breve noção sobre os Processos Atencionais;
  • Breve noção sobre Memória e suas funções ;
  • Lição de casa: Por que fazer?
  • Considerações sobre Aprendizagem e Déficit de Atenção.

PÚBLICO ALVO: Orientadores e Educadores do Ensino Fundamental I e II.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Recomendamos o mínimo de dez(10) participantes.

DATA e LOCAL: O encontro acontecerá no estabelecimento de ensino em data de comum acordo;

DURAÇÃO: A atividade tem duração de 2 horas.

palestras

Workshop:

A Fonoaudiologia é uma Área da Saúde destinada ao tratamento e prevenção dos distúrbios da Comunicação Humana, dentre eles estão as Alterações Vocais.

São considerados profissionais da voz: professores, atores, cantores, locutores, advogados, telefonistas, operadores de telemarketing entre outros. Muitas vezes, esses profissionais utilizam a voz em demasia e de forma errônea, danificando os delicados tecidos da laringe, ocasionando assim, distúrbios vocais.

Os dados estatísticos atuais revelam:

  • Empresas, Escolas e Instituições gastam 100 milhões de reais por ano com licenças, afastamentos e readaptações por Disfonia (quadro de alteração vocal);
  • 40% da população ativa do Brasil utiliza a voz como instrumento de trabalho;
  • Entre os profissionais da voz, os que apresentam mais queixas vocais são os professores (Fabron e Omote /2000):
    • 74,62%: Professores (Garcia/1996)
    • 60%: Seminaristas (Viola e Laurindo/2000)
    • 48%: Operadores de Telemarketing (Algodoal/1998);
  • No estado de São Paulo há cerca de 220 mil professores;
  • 60% destes já apresentaram algum problema vocal;
  • As queixas mais comuns são: rouquidão, perda da voz, voz grossa, voz fraca, falta de ar, fadiga ao falar, garganta seca, dor e ardor na região laríngea, pigarro, desconforto ao engolir e tosse.

PROGRAMAÇÃO DO WORKSHOP:

  • Anatomia, Fisiologia e Mecanismo Fonatório: produção dos sons, mecanismo respiratório e fala.
  • Parâmetros Vocais
    • Respiração
      • Tipo
      • Modo
    • Ressonância
      • Sons nasais/orais
    • Intensidade Vocal
      • Tom Habitual
      • Intensidade forte/fraca/adequada
      • Relação intensidade/ambiente/falante
      • Ruído Ambiental
    • Velocidade de Fala
      •  Precisão articulatória
    • Modulação Vocal
      • Emoção/carga afetiva
      • Inflexões
  • Postura Corporal/Temperamento/Voz
    • Comunicação Não - verbal
    • Conhecimento e auto – conhecimento dos aspectos vocais e corporais envolvidos no contexto comunicativo
  • Musculatura - Variações - Interferências Vocais
    • Desenvolver / aperfeiçoar a auto – percepção quanto à produção vocal e toda musculatura envolvida
  • Sistemas Relacionados a Voz
    • Cardio – vascular, gástrico, endócrino, respiratório.
  • Saúde Geral
    • Uso de Medicamentos
  • Higiene Vocal
    • Identificação dos abusos vocais, mau uso vocal;
    • Planejamento/Aula;
    • Orientações/Conscientização
    • Auto – conhecimento /Auto – Imagem Vocal
    • Limitações/Sensibilidade Vocal Individual
    • Descanso Vocal
  • Patologias
    • Cistos, Edema de Reinke, Disfonias Funcionais, Nódulos Vocais, Pólipos, Paralisias.
  • Prevenção / Tratamento
    • Exercícios:
      • Aquecimento vocal, descanso e relaxamento vocal, dinâmicas de grupo, orientações quanto à mudança de padrões, situações – aulas.
    • Terapia:
      • O que é um diagnóstico vocal?
      • O tratamento multidisciplinar (fono, otorrino, gastro, etc.).
    • Planejamento de aula:
      • Aplicação prática dos conceitos trabalhados, nas atividades diárias e dentro de todo contexto escolar.

DATA e LOCAL: O workshop acontecerá no estabelecimento de ensino, em data de comum acordo.

DURAÇÃO: O workshop será realizado num total de seis (06) encontros, com a duração de 3 horas, com pausa para Coffee Break.

NÚMERO DE PARTICIPANTES: Para o melhor rendimento e uma dinâmica mais enriquecedora, o grupo deverá ser formado por mínimo de Oito(8) e o máximo de doze(12) participantes.

MATERIAL FORNECIDO: Apostila didática contendo os tópicos abordados, vivências práticas, orientações individuais e orientações sobre a nova “Higiene Vocal”.

workshop

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“Através do aprendizado, podemos construir pontes, atalhos e reconfigurar nosso cérebro.”